24 de junho de 2011

1a. Parte - Coleção Lenda das Cataratas

É sempre divertido brincar... e aprender coisas novas melhor ainda!!!

Agora os turistas de passam por FOZ DO IGUAÇU poderão levar para casa o Jogo da Velha - Coleção Lenda das Cataratas que foram desenvolvidos para o Programa ÑANDEVA.

Jogo da Velha - PLANO
Jogo da Velha - 3D


CONHEÇA VOCÊ TAMBÉM A LENDA DAS CATARATAS...

Conta-se que os índios Caigangues, habitantes das margens do Rio Iguaçu, acreditavam que o mundo era governado por M'Boy, um deus que tinha a forma de serpente e era filho de Tupã. Igobi, o cacique dessa tribo, tinha uma filha chamada Naipi, tão bonita que as águas do rio paravam quando a jovem nelas se mirava. Devido à sua beleza, Naipi era consagrada ao deus M'Boy, passando a viver somente para o seu culto. Havia, porém, entre os Caigangues, um jovem guerreiro chamado Tarobá que, ao ver Naipi, por ela se apaixonou.

No dia da festa de consagração da bela índia, enquanto o cacique e o pajé bebiam cauim (bebida feita de milho fermentado) e os guerreiros dançavam, Tarobá aproveitou e fugiu com a linda Naipi numa canoa rio abaixo, arrastada pela correnteza. Quando M'Boy percebeu a fuga de Naipi e Tarobá, ficou furioso. Penetrou então as entranhas da terra e, retorcendo o seu corpo, produziu uma enorme fenda, onde se formou a gigantesca catarata.

Envolvidos pelas águas, a canoa e os fugitivos caíram de grande altura, desaparecendo para sempre. Diz a lenda que Naipi foi transformada em uma das rochas centrais das cataratas, perpetuamente fustigada pelas águas revoltas.

Tarobá foi convertido em uma palmeira situada à beira de um abismo, inclinada sobre a garganta do rio. Debaixo dessa palmeira acha-se a entrada de uma gruta sob a Garganta do Diabo onde o monstro vingativo vigia eternamente as duas vítimas.

http://cataratasdoiguacu.com.br/lenda.asp

5 comentários:

  1. Adorei! você está de parabéns!
    Beijosssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Muito fofo!
    Adoroooooooooooooooo.

    ResponderExcluir
  3. Que showwwwwwwwww... Arrasou Si!
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  4. amei seu blog ja estou te seguingo passa no meu blog pegar um selinho de presente
    beijos da Jeandra

    ResponderExcluir
  5. Obrigado querida pelo carinho,seja sempre bem vinda ao blog,bjokas da Van

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!!!

Contato: ARTEDESIMONE@GMAIL.COM